terça-feira, 25 de maio de 2010

Pedagogia ao longo da história


Pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural.
Ao longo da história a educação sofreu diverssas modificações, na Grécia Classica como podemos considerar ser o berço da pedagogia, também foi onde apareceu as primeiras escolas. Antes a educação ficava a cargo das familias.
A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões). A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos. O ensino das letras e dos cálculos demorou um pouco mais para se difundir, já que nas escolas a formação era mais esportiva que intelectual.

Um comentário:

gilvania disse...

Olha cristina quando estive presente no primeiro encontro do curso de pedagogia,meus miolos ficaram duendo, mas depois fiquei encantada de estar estudando como surgiu a pedagogia e o processo em que passou até o hoje .Para relatar lembro mem que no último encontro estudamos sobre como tudo comerçou, e achei o máximo descobri que o termo pedagogia vem da palavra que em grego siginifica escravos.
olha que bárbaro . Mais coisa que só depos para conversamos.